Diabetes quais os sintomas, causas, Tratando e prevenindo o diabetes

Diabetes quais os sintomas, causas, Tratando e prevenindo o diabetes

Diabetes quais os sintomas, O diabetes é uma doença que está diretamente ligada à hereditariedade, mas, não é somente pela genética que podemos desenvolver essa doença, Os maus hábitos também contribuem para o

aparecimento da diabetes, O estresse exagerado, o sedentarismo e a má alimentação prejudicam muito a nossa saúde, e disso nós já sabemos, O que precisamos de fato é conhecer como funciona essa doença e compreender

seus estágios, dessa maneira a conscientização é efetiva, e consequentemente o tratamento também.

O diabetes é uma doença bem antiga

O diabetes melitus datam de 1000 a.C, originado no Egito, Mesmo diante do avanço tecnológico, a prevenção da doença continua sendo um desafio para a ciência, enquanto o tratamento já

obteve um bom progresso, Considerada uma epidemia, o diabetes atinge 1 em cada 11 adultos de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Infelizmente, ainda existem pessoas que nem sabem que possuem a doença

Mas também aqueles que não recebem tratamento adequado, Por essas razões, o diabetes é considerado a quarta causa de morte no mundo,

assim aqueles que possuem predisposição ao diabetes é importantíssimo que saibam e conheçam os fatores de risco da doença e o que pode acarretar com aparecimento precoce dela, algumas das consequências do diabetes são: cegueira, amputação dos membros, infarto, derrame, insuficiência renal, algumas destas consequências são complicadas por não serem irreversíveis, e é devido a isso que a prevenção é necessária.

Enquanto cigarro, alta pressão arterial, má alimentação, sedentarismo, tudo isso são hábitos que devem ser mudados, se não, cortados, Atualmente, temos a área da nutrição que está cada vez mais envolvida com tratamento e acompanhamento de patologias, em especial o diabetes, Para entender melhor como funciona o organismo do diabético, é interessante saber como funciona o metabolismo de um não diabético.

Você sabia que a digestão é uma grande responsável pelo bem estar do nosso organismo?

Contudo não prejudique esse processo, Leia: Atente-se para sua digestão!

Embora a digestão é responsável por quebrar os alimentos em pedacinhos menores, desde a boca até o intestino, para facilitar a absorção de nutrientes no organismo, Esses nutrientes circulam pela nossa corrente sanguínea, e o nosso coração é responsável por bombear esse sangue para todo nosso corpo e para todas nossas células.

No entanto, para a passagem eficaz desses nutrientes para as células, é importante a ajuda de outras substâncias, e um bom exemplo, é o hormônio insulina.

Em cada alimento diferente

Pois temos diferentes tipos de nutrientes, todos eles são essenciais para nós, As vitaminas e minerais também contribuem para o funcionamento do corpo e elas também estão presentes nos alimentos, Como frutas, hortaliças, legumes, e alguns alimentos de origem animal, Nos alimentos, o que predominam são os níveis de carboidratos, gorduras e proteínas Podemos classificar os alimentos como construtores, energéticos ou reguladores.

Embora Os alimentos proteicos, como carne, leite, ovos e leguminosas são alimentos construtores, que auxiliam no reparo dos tecidos do nosso corpo.

Já as massas

Enquanto O arroz, batata, pães, biscoito, gorduras, óleos vegetais, azeite, margarina e manteiga, são alimentos energéticos, alimentos que nos proporcionam energia para realizar as atividades diárias, Os reguladores são as principais fontes de vitaminas e minerais, a função deles é regular e equilibrar o uso de nutrientes dentro no nosso organismo, Os nutrientes encontrados nos alimentos são:

Monossacarídeos – os principais são a glicose e a frutose. Podemos encontrar a glicose em frutas, milho, xarope de milho, mel, etc. A frutose também é encontrada no mel e nas frutas.

Dissacarídeos – Sacarose, maltose e lactose. Podemos encontrar a sacarose no açúcar, melaço, mel, frutas e vegetais. A maltose não é encontrada na natureza, ela é formada na digestão do amido. Por fim, a lactose é o principal açúcar do leite.

Polissacarídeos – Amido, dextrina, glicogênio e celulose. Todos são originados pela união de várias moléculas de glicose, a diferença entre eles é o tipo de união entre as unidades de glicose. Nos alimentos como polvilho,

arroz, fubá, farinha de trigo, farinha de milho, farinha de mandioca, batata e mandioca, encontramos o amido. E as dextrinas somente são formadas

Com a digestão do amido

Assim Nosso organismo é muito inteligente, sabe o glicogênio? Pois é, para formá-lo é necessário que nosso organismo absorva os carboidratos e criem um estoque destes para que se caso nosso corpo pedir mais energia, ele estará pronto para recarregar, Já a celulose, é caracterizada por alimentos de fibras insolúveis, que são importantes para o aumento do volume das fezes o que estimula o funcionamento intestinal, É encontrada na farinha de trigo, em farelo e em vegetais.

Assim podemos encontrar a gordura no bacon, óleos, manteiga, margarina, torresmo, banha hidrogenada, maionese, creme de leite e tantos outros alimentos, As gorduras também fornecem energia e controla a temperatura corporal.

Geralmente são encontradas em alimentos de origem animal, Na digestão das proteínas são formados os aminoácidos, que também são importantíssimos para formação de células no nosso organismo, pois são eles que constituem as enzimas e os anticorpos, A insulina também ajuda no transporte de aminoácidos para dentro de nossas células. Por isso que, se houver insuficiência de insulina, os aminoácidos são transformados em glicose e gorduras.

Como mencionado anteriormente, para exercer as funções cotidianas, precisamos de energia e é dos nutrientes ingeridos que filtramos essa

energia. A glicose é denominada a principal fonte de energética para o nosso organismo. A quantidade de glicose no sangue influencia diretamente

na quantidade de insulina a ser liberada, No individuo não diabético há um equilíbrio entre essas duas substâncias, Enquanto no diabético, isso não acontece.

No diabético

Todo o açúcar ingerido não consegue passar dentre as células devido à falta de insulina, E é exatamente por isso que os diabéticos que não tratam a doença apresentam altos níveis de açúcar no sangue, Alguns dos sintomas quando não há tratamento da diabetes são:

-Poliúria: que é quando o individuo passa a urinar mais do que o usual, pois seus rins não conseguem eliminar todo o excesso de açúcar no sangue.

-Polidpsia: sede aumentada. Por perder muito líquido ao urinar, o diabético sente mais sede.

-Poligafia: Fome excessiva. Por falta de glicose dentro das células, o cérebro diz ao individuo que ele está com “fome”, e para sanar isso, o diabético ingere mais e mais alimentos.

-Perda de peso: o diabético possui poucos nutrientes dentro das células, com isso, o organismo passa a utilizar suas próprias reservas, e consequentemente o individuo emagrece.

-Desânimo, fraqueza, cansaço: Há muito açúcar no sangue do diabético, porém ele não consegue fazer com que haja entrada suficiente de glicose no sangue. Logo, sem açúcar no sangue, menos energia, menos energia mais cansaço.

Em síntese

Assim O diabetes é uma doença complicada, no entanto, conseguimos conviver com ela e principalmente tratá-la se tivermos comprometimento e responsabilidade com o nosso corpo e com a nossa saúde, E sim, para aqueles que irão e devem prevenir esta doença, não recorram aos fast-food toda semana, a pizza todo mês ou a coxinha da padaria todos os dias. A alimentação é sim a base de tudo em nossas vidas, portanto, vamos focar nela, e deixá-la mais saudável possível e longe de doenças.

receitas fit para emagrecerConheça os 3 Livros de Receitas Fit
Livre-se da gordura que te incomoda
Mais de 200 receitas para detonar calorias todos os dias
Conheça os 3 Livros de Receitas FitLivre-se da gordura que te incomodaMais de 200 receitas para detonar calorias todos os dias

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *